Páginas

2 de maio de 2012

Umas palavras sobre Vitamina A!


Uma palavrinha sobre a suplementação de Vitamina A!

Bom dia pessoal, semana passada Heitor foi tomar suas vacinas de seis meses e a megadose de Vitamina A!
Devido a isso, fiquei pensando nas mamães que não conhecem a importância dessa vitamina para os nossos pimpolhos e resolvi dar uma olhada no Ministério da Saúde!
Segue abaixo as informações sucintas que encontrei em relação ao programa Vitamina A Mais que encontrei AQUI.

Mas afinal o que é esta tal vitamina A e qual a sua importância?
A vitamina A é um micronutriente, chama-se assim, porque precisamos de pouquíssimas quantidades diariamente, que pode ser encontrado em alimentos de origem animal (leite materno, leite integral, fígado), frutas e legumes de cor amarelo - alaranjado (manga, mamão, cenoura e abóbora), verduras verde-escuras (caruru, bertalha, couve), além de óleos e frutas oleaginosas (buriti, pupunha, dendê e pequi).Nos vegetais e nas frutas, a substância chamada carotenóide, é transformada em vitamina A no organismo humano. 
Como micronutriente essencial ao nosso corpo a vitamina a auxilia :
ü     Redução da gravidade das infecções, tais como diarréia e infecções respiratórias, possibilitando uma recuperação mais rápida; 
ü     Aumentar as chances de sobrevivência, pois crianças que recebem a vitamina A têm maior probabilidade de sobreviver a uma infecção; 
ü     No crescimento porque ela é necessária para o processo de crescimento, especialmente para as crianças, que crescem rapidamente, e para as mulheres grávidas, para permitir o crescimento do feto; 
ü      Vitamina A é vital para o bom funcionamento dos olhos. A parte transparente do olho, a córnea, através da qual vemos, é protegida pela vitamina A. A falta desta vitamina pode gerar dificuldades de se enxergar em lugares com luz fraca, causar alterações oculares levando até mesmo à cegueira total. 

Mas quem precisa dessa vitamina?
Todas as pessoas necessitam de vitamina A para proteger sua saúde e visão. Porém, alguns grupos populacionais, pelas características da fase da vida em que se encontram, necessitam de atenção especial porque são mais vulneráveis à deficiência de vitamina A:
ü  As mulheres que amamentam (puérperas) necessitam de mais vitamina A para manter a sua saúde e também para garantir que o leite materno tenha um conteúdo adequado do nutriente para atender às necessidades do bebê;
                         
              ü  Crianças que passam a receber outros alimentos, além do leite materno, a partir do 6º mês,                           precisam de quantidades adequadas da vitamina, pois ela é essencial para o crescimento e desenvolvimento saudáveis. 

               O que a deficiência dessa vitamina pode causar?
O corpo não produz a vitamina A, por isso, toda a vitamina A de que necessitamos deve provir dos alimentos.
Nosso corpo a armazena no fígado, garantindo uma reserva do micronutriente, que o organismo vai utilizando na medida de suas necessidades.
Caso essa reserva seja reduzida e não ingerimos alimentos que contêm vitamina A suficiente para satisfazer as necessidades nutricionais do nosso corpo, ocorre a deficiência de vitamina A.
Alguns fatores merecem investigação, pois podem evidenciar a deficiência da vitamina: 
ü  Criança com dificuldade para enxergar à noite (cegueira noturna); 
ü  Presença de alguma alteração ocular sugestiva de xeroftalmia; 
ü  Ocorrência frequente de diarréia e infecção respiratória; 
ü  Crianças com desnutrição. 

É devido a isso que existe o programa Vitamina A Mais, do Ministério da Saúde, que é uma Suplementação Nacional da Vitamina A, o qual busca reduzir e erradicar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de seis a cinqüenta e nove meses de idade e mulheres no pós - parto imediato (antes da alta hospitalar), residentes em regiões consideradas de risco. No Brasil, são consideradas áreas de risco a região Nordeste, Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais e Vale do Ribeira em São Paulo. 

Dentre as medidas principais deste programa, destacam-se:
ü Promoção do aleitamento materno exclusivo até o 6º mês e complementar até 2 anos de idade, pelo menos; 
ü  Garantia da suplementação periódica e regular das crianças de 6 a 59 meses de idade, com doses maciças de vitamina A distribuídas pelo Ministério da Saúde; 
ü Garantia da suplementação com megadoses de vitamina A para puérperas no pós - parto imediato, antes da alta hospitalar e; 
ü Promoção da alimentação saudável , assegurando informações para incentivar o consumo de alimentos ricos em vitamina A pela população. 

Fonte: Ministério da Saúde

Beijos e espero ter sido útil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário